Decidi-me Pelo Coaching. E Porquê?

Decidi-me pelo Coaching. E Porquê?

Hoje partilho uma decisão que tomei e que irá dar início a um novo desafio na minha vida. Esta semana vou começar a tirar um curso de coaching. Estou super entusiasmada e sei que vou conseguir desenhar a minha vida profissional fazendo algo que gosto. E porquê esta direcção? Porquê esta escolha? Porquê o coaching?

Tudo começou com o meu blog

Comecei a escrever neste blog logo a seguir a ter tomado a decisão de mudar de vida. Ainda não sabia o que queria fazer, mas sabia que tinha que mudar algumas coisas para poder ter um trabalho que me realizasse e uma vida mais gratificante.

Uma das primeiras coisas que fiz foi procurar mais informação sobre como ou o que mudar. Encontrei alguns cursos online de desenvolvimento pessoal, mas o que mais me inspirou foram blogues, sobretudo americanos, de pessoas que mudaram radicalmente as suas vidas e construíram uma carreira do zero.

Ainda guardo um dos artigos que mais me inspirou e que podem ler aqui. Lembro-me de pensar que tudo aquilo poderia ser escrito por mim e que me revia perfeitamente nessas palavras.

Foi então que nasceu um desejo de escrever sobre esta minha nova etapa da vida. E porque não criar também o meu blog? Não devia ser difícil, hoje em dia há várias soluções práticas para quem quer ter o seu blog. Mas para quê? Para quê um blog? Comecei a pensar que se não soubesse claramente para que é que queria fazer um blog, rapidamente poderia perder a minha motivação e deixar de escrever nele.

Vou partilhar com vocês aquilo que escrevi antes de começar o blog (e que nunca mostrei a ninguém):

Porque é que quero fazer um blog?

  • para o meu desenvolvimento pessoal e profissional
  • para me poder conectar com outras pessoas (partilhar experiências e ideias)
  • para inspirar as pessoas a mudar (mudar hábitos, mudar o pensar, mudar o estar)
  • para incentivar as pessoas a conectarem-se com os outros

Tudo passou a fazer sentido

Já não punha a questão “porquê?”, era apenas uma questão de “porque não?”. E assim comecei a escrever no meu blog. Desde então tenho aprendido muita coisa, tanto a nível pessoal como profissional (podem ler mais sobre esta aprendizagem aqui).

E porque é que o meu blog foi tão importante nesta minha decisão de tirar o curso de coaching? Porque sem eu saber já tinha as respostas que eu procurava. Um dos meus objectivos era descobrir um trabalho que me realizasse – o que é que eu queria fazer o resto da minha vida. E a resposta estava mesmo aqui: teria que ser um trabalho que contribuísse para o meu desenvolvimento pessoal e profissional; onde pudesse conectar-me com as pessoas; que pudesse inspirar as pessoas a mudar algo nas suas vidas; e que pudesse incentivá-las a partilhar com os outros as suas experiências – tudo aquilo que queria alcançar com o meu blog.

E é aqui que entra o coaching

Ser coach vai permitir-me fazer tudo isso profissionalmente, e por isso tenho a certeza que este curso vai fazer toda a diferença. Ainda não tenho um plano definido, pois primeiro quero ter mais algum conhecimento nesta área. Tenho lido muito sobre coaching e assuntos relacionados e tenho feito alguns cursos online que me têm ajudado a preparar para este novo desafio. Esta semana inicio o curso de coaching e depois disso haverá certamente grandes novidades para partilhar.

Para já, o meu maior objectivo é desenvolver uma carreira profissional que me permita inspirar as pessoas de alguma forma e espero com isso contribuir para um mundo melhor.

E tu? Tomaste alguma grande decisão recentemente? O que pensas do coaching?

Partilha aqui as tuas experiências