Muito se fala da zona de conforto e pouco se fala da zona de crescimento!
Habitualmente, o ser humano refugia-se na sua zona de conforto pois teme que algo terrível possa acontecer para lá do que ele conhece. Sim, existe uma zona de pânico lá fora, uma zona completamente desconhecida, mas para lá chegar ainda falta muito.
Existe algo que divide a zona de conforto e a zona de pânico: é a nossa zona de crescimento. É aqui que a magia acontece. Quando começamos a frequentar esta zona, ela vai sendo absorvida pela zona de conforto. Por isso é que a nossa zona de conforto aumenta.
No entanto, a zona de crescimento não desaparece. Também ela vai absorver um pouco da zona de pânico. É por esta razão que quando fazemos alguma coisa que nos é desconfortável e aprendemos com ela, esta ação vai sendo cada vez mais confortável. E, passado algum tempo, olhamos para trás, e o que era antigamente a nossa zona de pânico, é agora confortável para nós.
7 Ideias para Aumentar a tua Zona de Conforto
Tenho experimentado várias estratégias para aumentar a minha zona de conforto. Estas são algumas das ideias simples que podes começar a praticar no teu dia-a-dia.
#1 Faz algo que nunca fizeste antes
Não importa se é algo fácil ou difícil, desde que seja novo. Faz algo diferente. Normalmente, eu crio uma lista com 10 coisa que gostava de fazer e depois escolho uma para fazer imediatamente. Repito: não precisa de ser algo muito difícil, só precisa de ser algo que nunca tenhas feito.
#2 Desafia os teus medos
Faz uma lista daquilo que te está a impedir de avançar, dos teus medos ou receios. Depois escolhe um dele (até pode ser o menos desafiante) e pesquisa sobre ele. Vais encontrar mais pessoas com os mesmos desafios e vais encontrar pessoas que o ultrapassaram.
Define qual seria o primeiro passo que terias que dar para alcançares o que desejas. Analisa-o: se o primeiro passo for simples e fácil avança e logo pensas no segundo; se for difícil, testa-o numa escala mais pequena. Por exemplo, se tens receio de falar em público, testa primeiro falando para o teu gato, depois para a tua família e vai alargando a tua zona de conforto.
Atenção: o medo não desaparece. O que irá acontecer é que com o tempo, o medo deixa de ter controlo nas tuas decisões.
#3 Faz uma viagem ou um passeio que nunca tenhas feito
Sempre que estamos em lugares novos, somos obrigados a nos adaptar. Só isso já nos tira da nossa zona de conforto. Se não estás confortável em viajar sem companhia, começa por fazer pequenos passeios e vai aumentando a sua duração. Vais ver que sem dares conta irás ter a preparação necessária para conquistar o mundo.
#4 Conhece pessoas novas
Ai mas a minha timidez não deixa. Claro que deixa. Tu já conheces imensas pessoas que antes eram totalmente desconhecidas. A forma mais fácil de conhecer pessoas é participar em atividades, cursos, workshops ou até excursões. Assim fazes algo que gostas e conheces pessoas com os mesmos interesses.
#5 Pratica atividades diferentes
As atividades desportivas ou ao ar livre são ótimas para nos deixar cheios de energia. E quando temos muita energia, estamos no estado ideal para experimentar coisas novas ou aventurarmo-nos um pouco mais. Se estivermos abatidos, não teremos a motivação necessária para sequer pôr um dedo do pé fora da nossa zona de conforto. Por isso é importante tratarmos da nossa energia para nos sentirmos bem.
#6 Partilha algo acerca de ti
Sim eu sei, é totalmente fora da tua zona de conforto. Ninguém te está a pedir para revelares o maior segredo da tua vida. Podes simplesmente partilhar algo bom que a maior parte das pessoas desconhece sobre ti, ou algo curioso. Quando começamos a partilhar um pouco de nós, vamos acabar por nos conectar mais com as pessoas ao nosso redor. Aos poucos podemos experimentar ir revelando um pouco mais e desta forma vamos aumentando a nossa zona de conforto.
#7 Quebra a tua rotina
Esta é das estratégias que mais uso e que funciona. Quebrar a rotina é algo que nos ajuda imenso a sair da nossa zona mais confortável. Basta irmos para casa por um caminho diferente, ou ir beber café a um sítio novo, ou até ir ver o pôr do sol depois de um dia de trabalho. Pensa naquilo que fazes todos os dias, e quebra o padrão.
Qualquer uma destas ideias funciona. E todas elas podem começar com pequenos passos, pequenos atos desconfortáveis. Qual destas estratégias vais experimentar primeiro?