Entrámos num novo ano e não há melhor desculpa que o ano novo para se mudar hábitos, definir objectivos e criar desafios. Decidi partilhar aqui alguns dos meus objectivos/resoluções para 2017. São desafios que quero tentar ultrapassar, hábitos que quero criar, mas todos eles têm algo em comum: a minha vontade de crescer enquanto pessoa para poder ajudar outras pessoas que como eu querem fazer grandes mudanças na sua vida.
Meditação
Como expliquei aqui, a minha rotina tem sofrido muitas quebras, sendo que uma delas foi na meditação. Quero voltar a meditar regularmente, e com isto quero dizer todos os dias. Deixei de o fazer há uns meses, mas sinto que me faz falta. Quando fazia meditação de manhã, andava mais relaxada e comecei a ter mais consciência das minhas acções e do que me rodeia. Dar-me a liberdade para não fazer nada durante 10 minutos, apenas a observar a minha respiração, é um excelente exercício de concentração.
A meditação é uma forma de exercitar o nosso cérebro, apesar de não ser fácil estar atenta ao presente, às sensações e à respiração. Esta prática ajuda-me a focar nas tarefas que tenho para fazer no meu dia-a-dia, pois com este exercício o meu cérebro está melhor preparado para situações que exijam a minha total atenção.
Ainda estou a aprender muito sobre a meditação, mas também quero partilhar no blog o que tenho explorado e os benefícios que esta actividade pode trazer.
Portanto a partir deste tópico saíram duas resoluções:
- praticar diariamente a meditação (10 minutos por dia)
- escrever sobre a minha experiência com a meditação aqui no blog
Exercício Físico
Para além de exercitar a mente, quero também exercitar o corpo. Não sou grande adepta de ginásios e já experimentei fazer alguns treinos em casa com o Sworkit (aplicação com exercícios e treinos), mas acabo sempre desmotivada por isso decidi fazer algo diferente.
Uma actividade que tenho andado a explorar é o Yoga. Tenho feito alguns treinos com a ajuda do canal do Youtube da Adriene que gosto particularmente pela simplicidade dos exercícios e pelo espírito descontraído da instrutora.
Em 2017 quero manter esta prática regular, todos os dias excepto ao domingo (dia para descansar o corpo). O objectivo é acordar o corpo e começar o dia com energia.
Ainda relacionado com o exercício físico, mas também com a mente, pretendo fazer algumas caminhadas. Para já quero fazer uma caminhada por semana com cerca de 5 Km e quando a minha rotina estiver bem encaminhada vou pensar em aumentar a regularidade desta prática. É uma forma de aproveitar os dias de sol do Algarve.
Portanto na categoria do Exercício Físico tirei mais duas resoluções:
- praticar yoga 6 vezes por semana
- fazer uma caminhada de 5 Km pelo menos uma vez por semana
Leitura
Desde que comecei a escrever neste blog que um dos meus objectivos é criar um hábito de leitura. Neste momento tenho dois objectivos de leitura que gostava de realizar.
O primeiro tem a ver com o desenvolvimento pessoal. Quero aprender mais (e depois partilhar) sobre felicidade, sobre hábitos, sobre como alcançar os nossos objectivos, sobre criatividade, e acerca destes assuntos tenho uma lista interminável de livros que fui encontrando nas minhas pesquisas e que quero ler.
Em Janeiro quero ler os seguintes livros:
- The Happiness Advantage (Shawn Achor)
- O Monge que Vendeu o seu Ferrari (Robin Sharma)
-
The Power of Habit (Charles Duhigg)
O segundo objectivo de leitura tem a ver com a abertura de horizontes. Para isso, quero ler mais romances, mais livros de histórias, mais livros de viagens e quero sair da minha zona de conforto mais uma vez, lendo livros diferentes do que é habitual.
Fiz um plano bastante ambicioso (que vai ser difícil de cumprir) mas que me deu muito gozo fazer. Criei uma lista de 52 livros de temas variados e o objectivo é ler um livro por semana. Vou tentar manter o desafio, mas caso não o consiga fazer num ano também fico contente se o conseguir fazer em dois. Vou experimentar e logo vejo como corre.
Para Janeiro quero ler os seguintes livros:
- Um clássico do século XX – Admirável Mundo Novo (1932) (Aldous Huxley)
- Um livro a partir do qual foi feita uma mini-série – Os Pilares da Terra – Volumes I e II (Ken Follett)
- Um livro de desenvolvimento pessoal – O Monge que Vendeu o seu Ferrari (Robin Sharma)
-
Um livro sobre viagens – Vagabonding (Rolf Potts)
Escrever
Tem sido uma espécie de terapia para mim e já falei sobre o Poder da Escrita aqui no blog, mas quero continuar a escrever e quero escrever mais.
O desafio é escrever cerca de 1000 palavras por dia. Para isso reservei duas horas de manhã, depois de exercitar o corpo e a mente, para a escrita. Nunca experimentei, mas este é o ano dos desafios. Tenho imensas coisas que quero escrever e imensos cadernos para estrear.
Para já (e com tantos desafios) vou começar aos poucos e ver se a minha rotina aguenta tanta alteração. Vou tentar escrever todos os dias da semana e logo vou aumentando as horas de escrita à medida que vou conseguindo.
Os Meus Desafios
Portanto resumindo e concluindo, eis os meus desafios para 2017:
- praticar diariamente a meditação (10 minutos por dia)
- escrever sobre a minha experiência com a meditação aqui no blog
- praticar yoga 6 vezes por semana
- fazer uma caminhada de 5 Km pelo menos uma vez por semana
- ler um livro por semana
- ler no mínimo 2 livros de desenvolvimento pessoal por mês
- escrever 1000 palavras por dia (5 vezes por semana)
Sei que pode parecer muito e que vai ser difícil manter estes desafios todos, mas quero tentar. Para já penso neste conjunto de actividades como se fizessem parte do meu trabalho. É uma forma de rentabilizar o meu tempo livre e investir em mim.
E tu? Quais são as tuas resoluções para este ano? Algum desafio?
Olá!!
Já há algum tempo que costumo passear aqui no teu cantinho, mas penso que é a primeira vez que deixo algumas palavras. Assim sendo aproveito para te dar os parabéns pelo cantinho que aqui tens!
EStes parecem-me uns excelentes desafios, e se os superares só terás a ganhar com isso. E falo por experiência própria, pois todos eles fazem partes dos meus hábitos diários.
Para este ano só peço que consiga continuar a caminhar no caminho que tracei para mim, tudo o que vier a mais será um bónus!
Beijinho e um excelente 2017, recheado de tudo o que desejas e muito mais!
Obrigada Catarina! É sempre bom saber que há alguém do outro lado que nos acompanha.
Espero conseguir superar estes desafios e espero que consigas alcançar todos os teus objectivos.
Um beijinho e um 2017 cheio de novas oportunidades!