A leitura é um hábito cada vez mais difícil de adquirir, pois temos vidas demasiado ocupadas. Apesar de haver alturas em que leio um bom livro, facilmente deixo de ler e os livros passam para segundo plano. Mas estou a mudar essa situação e a leitura tem-se revelado muito importante para mim. É a minha companheira na descoberta do mundo e de mim própria.
Gostava que todos pudessem experimentar esta forma de mudar, de mudar o pensar. Pode ser que com estas dicas te consiga ajudar a ganhar ou reforçar este hábito, e que possas (também tu) mudar algo na tua vida através da leitura.
Porque é que devemos ler mais?
Na minha opinião, o mais importante na leitura é a forma como abre os nossos horizontes e nos faz pensar. Vários livros já me fizeram mudar a minha maneira de avaliar algumas situações, de pensar sobre a vida, de ver o mundo. Esta é para mim a grande vantagem de ler. Para além disso, a leitura traz também outros benefícios. Estes são os benefícios que reconheço:
- Estimula a descoberta de coisas novas. Estou sempre a aprender algo novo com as experiências contadas por outras pessoas.
- Desenvolve a minha mente. O cérebro precisa de ser exercitado e a leitura é uma excelente forma de o fazer.
- Desenvolve a minha imaginação e criatividade. Os livros fazem-me viajar e imaginar outras realidades e ao mesmo tempo despertam a minha criatividade.
- Aumenta a minha facilidade de comunicação. Fico mais confiante quando falo com outras pessoas e consigo mais facilmente relacionar outros assuntos.
- Melhora as minhas capacidades. Tenho mais velocidade de leitura, mais vocabulário e melhora a minha capacidade de escrita. Para além disso, melhora a concentração.
- Aumenta a minha cultura geral. Todos os livros ensinam algo diferente.
Como fazer da leitura um hábito?
Quando pensei em retomar o meu hábito de leitura, pensava muitas vezes que iria desistir ao fim do primeiro livro. No entanto, fiquei surpreendida com a facilidade com que comecei e continuei a ler. Não é fácil criar hábitos, mas quando os hábitos nos trazem tantas coisas boas o que é difícil é deixá-los. Estas são as minhas dicas para poderes também tu criar este hábito.
- Leva sempre um livro contigo. Mesmo que penses que não terás tempo para ler, leva-o na mesma. Há sempre um tempo morto que não estamos à espera: uma fila demorada, um amigo que se atrasa,…
- Faz uma lista dos livros que queres ler. É importante ter sempre mais opções. Desta forma, quando acabares o que estás a ler, poder passar imediatamente à próxima leitura. E se não gostares do que estás a ler, também podes seguir para o livro seguinte.
- Agenda algum tempo para ler. Tenta definir uma altura do dia para leres sem interrupções, nem que seja 5 ou 10 minutos. Se achas que não tens tempo, podes sempre aproveitar para ler nas seguintes situações: na ida para o trabalho, na hora de almoço, antes de deitar ou até na casa de banho. Se vais para o trabalho em transportes públicos, tens uma óptima oportunidade para ler. Caso vás a conduzir para o trabalho, podes sempre ouvir a leitura, pois hoje em dia já existem vários livros em versão audível (audio-book). Aproveita todo o tempo que tens livre.
- Partilha as tuas leituras. Ao partilhares com os teus amigos uma história que leste ou algo que aprendeste, estás a desenvolver a tua comunicação e, desta forma, a tua motivação para ler mais vai aumentar.
- Abraça as novas tecnologias. Hoje em dia podemos ler várias coisas e em vários suportes. Podemos ler livros, revistas, jornais, blogs e outros. Mas não estamos limitados ao papel. Podes ler no computador, no tablet, no teu telemóvel ou até ouvir a leitura de um livro a caminho de casa. Experimenta os vários suportes para veres qual é que se adapta melhor a ti e a cada situação.
Como escolher um livro para começar a ler?
Para quem não tem o hábito de leitura, torna-se difícil de escolher o primeiro livro para ler. E se o livro que escolher for aborrecido, ou o seu conteúdo não me interessar? Esta pergunta fez-me adiar muitas vezes a leitura para o dia seguinte, e para a semana seguinte. No entanto, existem várias formas de descobrir quais os melhores livros para ler. Estas são as que utilizei:
- Lê livros que gostas. Considera os teus hobbies e interesses pessoais. Lê sobre algo que possas aplicar no futuro. É importante descobrir que tipo de livros gostamos mais. Depois disso, podemos investigar que livros deste tipo existem e quais os que foram mais lidos. Desta forma iremos obter uma biblioteca mais vasta para nunca nos faltar o que ler.
- Lê os melhores livros. Existem muitos livros e não temos tempo para os ler a todos. Por isso, há que escolher os melhores. Recentemente, quando estava a decidir o que ler, comecei por procurar na internet listas sobre os melhores livros sobre o tema que me interessava. Visitei vários sites e vi quais os livros que apareciam repetidamente nessas listas. Esses livros foram os primeiros a entrar para a minha lista de livros que quero ler. Se quiseres ter mais certeza de que o livro é indicado para ti, podes também ver as suas críticas ou “reviews” para teres uma ideia melhor do que o livro trata.
- Se não te estás a divertir, pára de ler e passa ao próximo. Não somos obrigados a ler livros que não gostamos. Se começamos a ler um livro e percebemos que nos está a custar lê-lo, às vezes é melhor parar e passar ao seguinte. A leitura tem o objectivo de dar prazer e não é suposto senti-la como uma obrigação. Quando se lê livros de que se gosta, nem damos conta do tempo a passar.
- Começa por livros mais pequenos. Para fazer da leitura um hábito (especialmente se não estamos habituados a ler regularmente), não precisamos de começar a ler um livro muito grande, nem muito complicado. Para quem está a começar, muitas vezes é difícil ler textos mais densos. No meu caso, foi importante escolher livros com letras maiores e parágrafos.
- Pede sugestões a amigos. Se não sabemos que género de livro gostamos de ler, podemos pedir sugestões a amigos. Se os teus amigos não lêem, podes procurar um grupo de leitura que partilhe os mesmos interesses que tu e pedir ajuda na escolha de um livro.
Leitura low-cost
Houve uma altura em que a minha desculpa para não ler era que os livros eram muito caros. Hoje em dia, os livros continuam a ter algum valor, no entanto existem algumas formas de ler sem ter que gastar muito. Podes considerar algumas destas opções:
- Pede livros emprestados a amigos.
- Requisita livros na biblioteca.
- Procura comprar livros usados. Por exemplo, no Olx vendem-se imensos livros usados mais baratos.
Espero que estas dicas te tenham ajudado e que estejas pronto para as pôr em prática. Acredita que a leitura te vai trazer muitos benefícios e vais poder tirar partido deles no teu dia-a-dia. Para além disso, é uma forma de te divertires e de descansares a cabeça do stress diário. Agora só te falta escolher o que vais ler a seguir.
E tu? Já tens o hábito de ler? Então partilha nos comentários o que mais te inspira. Que tipo de livros gostas de ler? Qual foi o último livro que leste?
Não tens o hábito de ler e gostavas de o adquirir? Então partilha nos comentários as tuas dificuldades. O que é que te impede?