Descobre a Fórmula Para a Felicidade

Como alcançar a felicidade e o sucesso na vida. Inspira-te!

A felicidade é o que todos procuramos. Eu também a procuro, e na minha pesquisa encontrei já alguns estudos e cursos sobre como ser feliz.

Shawn Achor fez um discurso inspirador sobre como alcançar a felicidade e ter sucesso na vida. Este vídeo já foi visto por mais de 13 milhões de pessoas e é uma das TED talks mais populares. Por ser uma das minhas favoritas, quero partilhá-la contigo e espero que te inspire tanto quanto me inspirou a mim.

Quem é Shawn Achor?

Antes do vídeo, quero apresentar Shawn Achor que é quem fala neste TED talk. Posso dizer que fiquei fã dele desde o momento em que vi este TED talk. A partir daí, procurei saber mais sobre ele e sobre o seu trabalho. Vou apenas resumir alguns dos seus momentos ao longo da sua carreira:

  • é o autor dos livros “Before Happiness” (2013) e “The Happiness Advantage” (2010), ambos Best-sellers do New York Times. Estes livros já entraram para a minha lista de futuras leituras.
  • ganhou vários prémios na área do ensino na Universidade de Harvard, onde deu aulas sobre Psicologia Positiva.
  • tornou-se um dos maiores peritos a nível mundial sobre a conexão entre a felicidade e o sucesso.

A título de curiosidade, foi entrevistado pela Oprah Winfrey, onde discutiram sobre a felicidade e o caminho para o sucesso. Esta é a minha parte favorita dessa entrevista, onde ele diz que não interessa se vemos o copo meio cheio ou meio vazio – o que interessa é vermos todo o seu contexto e saber encher o copo. Ver aqui.

A fórmula para a felicidade

Shawn Achor acredita que todos nós temos o PODER de sermos mais felizes. Ele viaja pelo mundo ensinando as pessoas a tornarem-se mais positivas.

Diz que o conceito “Se trabalharmos mais, teremos mais sucesso. E se tivermos sucesso, nessa altura seremos felizes” está desactualizado e dá-nos duas razões para isso ter acontecido.

A primeira é que a meta do sucesso está sempre a mudar. Quando somos bem sucedidos em alguma coisa, aumentamos a fasquia e desta forma o sucesso torna-se de novo inatingível.

A segunda razão é que o estudo que ele fez mostra que para sermos felizes não precisamos de ter sucesso. É exactamente o contrário: se formos felizes, seremos bem sucedidos.

No vídeo, Shawn Achor, através de histórias divertidas, explica-nos que a fórmula para sermos mais felizes passa por treinar o cérebro a ser mais positivo. Eis 5 sugestões que ele identificou para este treino:

  1. encontrar 3 coisas por dia pelas quais estamos gratos
  2. registar e descrever a experiência mais positiva que tivemos nas últimas 24 horas
  3. fazer exercício físico
  4. praticar meditação
  5. fazer boas acções

Viste o vídeo com esta TED talk? Qual destas 5 formas de te tornares uma pessoa mais positiva é a tua favorita? A minha favorita é a das boas acções. Acredito que quando fazemos os outros felizes, contribuímos para a nossa própria felicidade.

E tu? O que achaste desta fórmula? Partilha aqui as tuas próprias sugestões de como poderiam as pessoas se mais felizes.

Partilha aqui as tuas experiências