Uma das coisas que mais me afligiu quando me despedi, foi não saber o que queria fazer depois. Sabia claramente o que não queria, mas não fazia ideia do que poderia vir a fazer. Depois de andar à procura na internet pela solução do meu problema, resolvi pedir ajuda e marquei uma sessão de coaching.
Porque é que decidi procurar ajuda através do coaching?
Já não era a primeira vez que eu ficava sem trabalho, mas desta vez queria procurar algo que gostasse de fazer e que me entusiasmasse. Percebi que apenas eu poderia decidir o que fazer, mas como?
Enquanto procurava na internet por respostas, encontrei vários testemunhos de pessoas que mudaram de vida e de carreira. Muitas delas falavam na importância de pedir ajuda às pessoas que já passaram pelo mesmo. Por exemplo se queres abrir um negócio de vendas online mas não sabes como o fazer, podes pesquisar sobre o assunto até conseguires saber tudo o que o negócio envolve, ou podes falar directamente com quem já tem um negócio semelhante e certamente será mais fácil compreenderes o que te espera nesse novo negócio.
No meu caso, eu queria mudar de profissão mas não sabia o que queria fazer. Tinha ouvido falar que o coaching ajudava as pessoas a mudar as suas vidas, mas não percebia muito bem o que isso queria dizer.
A primeira coisa que me passou pela cabeça foi pesquisar sobre o coaching e ver uns vídeos. Podia ser que isso me ajudasse. E na realidade ajudou, mas eu tinha consciência que se não pedisse ajuda ia demorar muito mais tempo a conseguir respostas. E se posso obter respostas mais rápido, porque não utilizar todos os métodos que estão à minha disposição?
Foi então que procurei alguém cuja especialidade fosse a mudança de carreira e decidi experimentar o coaching.
Como é que o coaching me ajudou?
Não sabia o que me esperava. Imaginava que fosse algo parecido com psicologia, mas não percebia em que é que isso ajudava as pessoas a mudarem de profissão.
Na primeira sessão com a minha coach tudo se esclareceu. A psicologia encontra explicações no passado para o que acontece no presente enquanto que o coaching ajuda a encontrar no presente soluções para o futuro. E era mesmo isso que precisava! Precisava de alguém que me ajudasse a encontrar respostas para o que iria ser o meu futuro.
Esclareço já que o coaching não é nenhuma ciência milagrosa em que chegamos com um problema e saímos com uma solução. Não é assim que funciona e também não era isso que eu procurava.
Através de várias sessões percebi que o coaching ajuda-nos, através de vários exercícios práticos, a compreender melhor o que somos e o que queremos alcançar. Faz-nos as perguntas certas para nos ajudar a pensar fora da nossa zona de conforto.
Foi muito importante ter feito estas sessões, pois aprendi muito sobre mim e isso ajuda-me a definir metas e caminhos a percorrer. Sobretudo a coach ajudou-me a manter o foco nos meus objectivos, sem esquecer os meus valores e sendo sempre fiel a mim própria.
Iniciar um percurso pelos motivos errados, ou querer ser alguém que na realidade não somos é uma armadilha fácil de cair. Um exemplo pessoal é o facto de sempre ter dito que não queria trabalhar por conta própria e que sempre gostei de ter um patrão. Na realidade, sempre tive medo da independência e da responsabilidade que ela carrega, mas o que é certo é que agora sei que é isso que mais quero e é pela minha liberdade que quero lutar.
É verdade que ainda não sei concretamente o que vou fazer, mas sei o caminho que tenho que percorrer. Já não me sinto tão perdida e sem saber para que lado me virar. O coaching foi uma peça fundamental (e continua a ser) na descoberta de mim própria e isso tem-me ajudado a definir o que quero mesmo fazer.
E tu? Já pensaste alguma vez em pedir ajuda para uma situação importante na tua vida? O que pensas do coaching? Partilha aqui a tua experiência e caso tenhas alguma dúvida sobre esta prática posso tentar ajudar.