Como alcançar a felicidade é algo que tenho vindo a aprofundar nas minhas leituras, nas minhas experiências e na minha vida. Descobri que viver uma vida feliz é viver segundo os nossos valores mais altos. Assim, partilho aqui a minha visão de como alcançar a felicidade através dos nossos valores.
Qual é a minha missão?
Tony Robbins diz que o progresso é igual à felicidade. E sim, quero ser feliz evoluindo pessoal e profissionalmente, contribuindo com a partilha da minha experiência, inspirando outras pessoas a encontrar a sua felicidade.
A minha missão é viver a vida com integridade e de forma plena – aproveitar o máximo que a vida nos pode dar e criar a vida que quero viver. Viver em constante crescimento e melhorar todos os dias. Com isto quero servir de exemplo e inspirar as pessoas a serem mais felizes.
“Progress results from actively and consciously choosing to create a life you love; a life where you can’t wait to jump out of bed in the morning because you are growing, contributing, impacting and serving.” Tony Robbins
E o que é para mim a felicidade?
Todos queremos atingir a felicidade. Para mim é importante viver acima de tudo com integridade e honestidade. Acredito que é na partilha que cresço e que evoluo. É na partilha que percebo que não estou só, e que descubro novos desafios que quero ultrapassar. É através da partilha que sinto que inspiro outras pessoas que querem encontrar os seus caminhos. Tudo isto faz-me sentir que estou a crescer e a viver o melhor da vida. É assim que me sinto feliz.
A minha felicidade é viver uma vida onde eu assumo o meu poder de escolha e decido aproveitar todas as oportunidades do dia-a-dia de acordo com os meus valores. Todos os dias oferecem-nos momentos bons e menos bons. Eu escolho viver os bons e aprender com os menos bons. Viver o melhor que posso com os recursos que tenho e evoluir para aumentar esses recursos e poder contribuir ainda mais para o meu bem-estar e o dos que me rodeiam. Ter a liberdade de escolher é algo que não tem preço e só depende de mim.
Viver os meus valores
No fundo, uma vida feliz é aquela que é vivida segundo os nossos valores mais altos. No meu caso, os meus valores mais altos são: a integridade, a partilha, a honestidade e o crescimento. Descobrir os meus valores e a sua hierarquia foi fundamental para perceber que estou no caminho certo, rumo à vida que quero ter.
E então o que faço? Partilho as minhas experiências de forma integra e honesta, crescendo e saindo da minha zona de conforto. É assim que encontro a minha felicidade: no meu progresso através do crescimento e na minha contribuição através da partilha, sempre com integridade e honestidade.
Como ponho em prática a minha missão?
- Começo com o porquê. Descubro o que é mais importante para mim, o que mais valorizo. Percebo porque é importante para mim e o que vou ganhar se o conseguir. Imagino de que forma pode ser útil para outras pessoas.
- Faço perguntas. O que me está a impedir (de ser, de fazer, de ter…)? O que posso fazer de diferente que só depende de mim? Identifico o que me limita para que o possa ultrapassar.
- Preparo-me para a acção e faço o que tem que ser feito. Digo para mim própria que sou capaz e faço-o mesmo com medo de falhar.
Exemplos práticos
Exemplo 1 – fazer exercício físico.
É importante para mim, pois desta forma consigo mais energia para o meu dia. Faz-me sentir mais saudável e confiante. Com mais energia e confiança, vou poder enfrentar melhor os desafios do dia-a-dia. Assim contribuo para alcançar a minha missão de forma mais tranquila. O meu exemplo é útil para outras pessoas, pois, tal como eu, querem viver a vida com menos stress. E se eu consigo, qualquer outra pessoa consegue.
O que me impede? O tempo, a forma física, a preguiça ou o cansaço. O que posso fazer? Deito-me mais cedo para me poder levantar mais cedo; começo com pequenos treinos e vou evoluindo; o exercício físico faz-me sentir menos cansada e com mais energia. Acabo com as desculpas.
Descubro o que posso fazer – decidi correr 3x por semana. Preparei o meu equipamento de corrida, as minhas apps para monitorizar a minha evolução, bloqueei o meu tempo e visualizei-me várias vezes a correr feliz da vida. Mesmo com medo de não conseguir aguentar, fui na mesma e superei-me várias vezes.
Exemplo 2 – viajar sozinha
É importante para mim, pois é uma forma de me desafiar e sair da minha zona de conforto. Conheço lugares novos, experiências novas, pessoas novas, mundos novos. É uma forma de crescer e de inspirar outros a fazer o mesmo.
O que me impede? O tempo, o dinheiro, o medo. Há sempre tempo para aquilo que é importante – transformo o meu objectivo numa prioridade e encontro soluções para o poder fazer. Quando não tenho dinheiro suficiente para fazer a viagem que quero, tenho várias opções: ou faço uma viagem mais em conta que proporcione na mesma experiências, lugares, pessoas e mundos novos; ou faço um plano e vejo de que forma posso cortar despesas e poupar para poder fazer o que quero; ou não viajo mas faço por conhecer novos lugares perto de onde moro, ter novas experiências, conhecer novas pessoas e assim alterar a minha visão do mundo. Em relação ao medo, penso no pior que pode acontecer e em formas de lidar com isso caso se concretize.
Decido o que quero fazer e preparo-me. Este processo é importante para mim. Quanto mais bem preparada, menos medo sinto. Faço um plano, marco na minha agenda e dou o primeiro passo feliz por estar a fazer o que é importante para mim.
Como alcançar a tua felicidade?
Primeiro descobre os teus valores, aquilo que é mais importante para ti. E não estou a falar daquilo que os outros acham que deve ser importante, ou que a sociedade acha que deve ser valorizado. Encontra aquilo que faz sentido para ti, aquilo que faz o teu coração bater mais forte, o que é verdadeiramente importante para ti.
Depois reflecte sobre aquilo que te está a impedir de viveres esses valores. Olha para dentro de ti e percebe o que podes fazer para começares a viver ainda mais aquilo que é importante para ti. Torna-te tudo o que precisas de ser para estares alinhado com aquilo que valorizas. Liberta-te de todas as coisas que dizes a ti próprio, que te limitam e que te impedem de alcançares os teus objectivos.
Por fim, acredita que és capaz de o conseguir. Faz aquilo que tem que ser feito e cria um plano virado para a acção. Não esperes pelo dia de amanhã e dá o primeiro passo HOJE.