Como Aproveitar Os Dias De Sol

Como aproveitar os dias de sol

Já há algum tempo que ando a ajustar a minha rotina diária de modo a fazer mais coisas que gosto. Já tinha falado um pouco disso aqui. É algo que está em constante desenvolvimento consoante as minhas necessidades. Um dos conceitos que tenho tentado incorporar na minha rotina, tem a ver com o aproveitar os dias de sol e sair mais vezes de casa. Se moro no Algarve e ainda por cima perto da praia, porquê ficar em casa a ler um livro? Se quero fazer mais exercício físico, porque não fazer umas caminhadas na praia?

Parece tarefa fácil, mas na verdade para mim tem sido um verdadeiro desafio. Existem duas razões pelas quais muitas vezes acabo por ficar em casa:

1) tenho uma resistência enorme para sair de casa. Como já vos contei aqui, sair de casa sozinha para ir a qualquer lado é para mim uma dificuldade. Obriga-me a sair completamente da minha zona de conforto. Apesar de haver situações que passaram a ser familiares (como ir ao supermercado) outras já se tornaram mais simples mas ainda não são um hábito (como ir à praia). No entanto, já percebi que passo a passo vai-se tornando cada vez mais fácil.

2) às vezes parece que não há tempo para tudo. Esta é uma desculpa clássica (podem ler sobre as minhas desculpas aqui). Apesar de não estar a trabalhar (pelo menos no sentido em que não estou a ser remunerada), tenho estado a desenvolver as minhas capacidades na área profissional e a preparar tudo o que é necessário para lançar o meu negócio. Por um lado estou desempregada e parece que tenho tempo para tudo, por outro lado tenho imenso trabalho a desenvolver todos os dias. Cabe a mim, decidir quais são as minhas prioridades e definir o que quero fazer durante o dia: se passo o dia em casa a ler e a trabalhar na minha futura vida profissional ou se encontro tempo para sair um pouco de casa. Também descobri uma coisa importante: sair de casa e aproveitar o dia deixa-me cheia de energia e motivação para trabalhar.

E então perguntei-me: de que forma posso fazer o que faço em casa e aproveitar os dias de sol? Será que existem algumas coisas que já faço em casa e que podem ser feitas ao ar livre? Depois de reflectir um pouco sobre o assunto fiz uma lista de actividades que posso fazer na rua e que costumo fazer em casa. Desta forma, vou saindo da minha zona de conforto (aumentando-a) e ainda tenho a vantagem de conseguir ser mais produtiva e activa no trabalho que estou a desenvolver.

Como aproveitar os dias de sol com coisas que costumo fazer em casa?

Exercício Físico

Já tentei fazer exercício físico em casa e acabo sempre por desistir. No primeiro mês ainda ando entusiasmada, mas depois acaba por me aborrecer. Porque não fazer todos os dias uma caminhada na praia ou pelas falésias? O que me impede de o fazer? Duas coisas (as desculpas do costume): resistência para sair de casa e tempo. Quanto à resistência já aprendi a deixar tudo preparado no dia anterior para não haver desculpas antes de sair de casa. Quanto ao tempo, se ia gastar o mesmo tempo a fazer exercício em casa e se ainda por cima caminhar torna-me mais produtiva, a desculpa do tempo deixou de fazer sentido.

Ler

Tenho andado a investir muito na leitura (já falei sobre o meu desafio de leitura aqui). E porque não ler fora de casa? Mais uma vez preciso de preparar tudo no dia anterior e o tempo que gasto é o mesmo. Posso ler em vários lugares: na praia, num banquinho em frente ao mar (às vezes existem bancos nos passadiços de madeira junto à praia) ou numa esplanada ou café. Devo dizer que esta semana aventurei-me a ler um capítulo do livro que estou a ler num bar perto da praia. Ainda não tinha tido coragem para o fazer, mas foi muito bom e é para repetir!

Escrever

Nestes últimos meses tenho escrito menos no blog. Talvez por andar a desenvolver mais trabalho na minha futura profissão como coach. No entanto, espero conseguir recomeçar a escrever com regularidade o mais rapidamente possível. É novamente um desafio, mas também é algo que me tem ajudado e que não quero perder (escrevi sobre isso aqui). E porque não encontrar um sítio fora de casa onde possa escrever? Pensei na biblioteca e num café calminho. Ainda não encontrei muito sítios onde o possa fazer, alguma sugestão?

Comer

Fazer uma refeição sozinha fora de casa numa esplanada ou num restaurante é algo que está na minha lista para aumentar a minha zona de conforto. Ainda não o fiz, mas sinto que o dia de o fazer está próximo.

Em alternativa, e não querendo gastar dinheiro, posso sempre levar um lanchinho feito por mim. Em vez de comer em casa, vou comer para a praia.

E nos dias de chuva?

Ler ou escrever

É claro que sabe melhor sair de casa quando está sol, mas a verdade é que quando chove também posso ler ou escrever num café ou na biblioteca. É sempre uma boa oportunidade para sair da rotina.

Ver um filme

Como é óbvio quando chove não me apetece nada andar na rua e muitas vezes aconchego-me em frente à televisão e vejo um filme enquanto bebo o meu chá. E se fosse ao cinema? Esta é sem dúvida uma ideia excelente, mas mais uma vez um desafio. Ir ao cinema sozinha está na minha lista de obstáculos que quero ultrapassar. Já comecei a olhar os cartazes dos filmes e em breve vou experimentar uma matiné.

O meu plano

Não basta ter ideias. É preciso implementá-las e transformá-las em acções. Apesar de gostar muito de fazer todas estas coisas (ler, escrever, caminhar, etc) já sei que não as vou fazer se não tiver um plano. Para mim, fazer listas ajuda-me muito, pois encontro nelas sempre uma alternativa. Por exemplo, tinha planeado ler na praia mas está a chover ou está vento. Vou à minha lista onde registei os lugares que escolhi para ler em dias desagradáveis e logo encontro uma boa alternativa. Assim não arranjo uma desculpa para não sair.

Depois de feitas as minhas listas, apenas preciso de definir o que vou fazer e marcar na minha agenda quando o vou fazer. Para mim é importante este planeamento, pois sem ele não consigo agir e fico em casa a dizer para mim própria “Hoje era para ter ido passear, mas como está a chover vou amanhã” ou então “Estou com muita preguiça. Posso fazer isto noutro dia”. Sem os meus planos e as minhas listas de alternativas acabo por adiar o que gosto de fazer.

Com estas ideias vou poder viver melhor os meus dias e estabelecer uma rotina não só mais saudável como produtiva.

E tu? Lembras-te de mais alguma coisa que se possa fazer na rua e que normalmente fazemos em casa? E mais sugestões de lugares para ler ou escrever? Que mais actividades farias num dia de chuva fora de casa?

Partilha aqui as tuas experiências