5 Formas para Desenvolver a Coragem

5 Formas de desenvolver a Coragem

Sabias que a Coragem treina-se? Pois é verdade! A coragem desenvolve-se como qualquer prática: passito a passito, com fé e consistência.

É mais fácil do que parece e vou partilhar as 5 formas que uso para desenvolver a Coragem.


Aumenta a tua zona de conforto

Aumentar a zona de conforto não é difícil e todas as pessoas conseguem fazê-lo. Para o fazer não precisamos de nos atirar logo de um avião. Não! Apenas é preciso reconhecer o que nos faz sentir desconfortável e dar pequenos passos para o fazer. Começar com coisas simples e depois ir dando passos maiores.

No artigo “Como aumentar a minha zona de conforto” que escrevi, mencionei algumas formas de sair da zona de conforto: aprender coisas novas; experimentar coisas diferentes; quebrar a rotina; criar desafios; e deixar as desculpas de lado. Todas estas formas nos fazem crescer e tornam-nos mais confiantes.


Desafia-te / Supera-te

Criar desafios é uma das formas de sair da zona de conforto e, para mim, é uma das formas que mais me tem ajudado a desenvolver a coragem.

Já fiz desafios de leitura, de exercício físico, de meditação, e sempre que posso vou à aventura ou experimento um desporto radical que ainda não tenha feito. Neste momento estou a experimentar o duche frio. Acreditem, é um verdadeiro desafio!!!A intenção destes desafios é sempre de me superar. E quando provamos a nós próprios que somos capazes, tornamo-nos mais corajosos.


Partilha os teus receios

Tenho aprendido imenso com a escrita, e ainda mais com a partilha do que escrevo. Quando criei o meu blogue, a intenção era partilhar as minhas experiências e no processo acabei por partilhar muito de mim. Isso fez com que outras pessoas me mostrassem que não estava sozinha nos meus receios; que o meus medos eram iguais aos de toda a gente.

A partilha é muitas vezes um ato de coragem. Sempre que partilhamos a nossa opinião, os nossos pensamentos, estamos sujeitos à perceção das pessoas que nos rodeiam. E muitas vezes não é fácil lidar com a crítica e com o julgamento, especialmente de pessoas que nos são próximas.

Por isso esta prática é tão importante para desenvolver a coragem. É com coragem que nós partilhamos os nossos medos, os nossos sentimentos.


Toma mais decisões

Sabes porque é que as pessoas falham? Porque não se colocam em ação. E sabes porque não se colocam em ação? Porque têm medo de tomar a decisão errada.

Praticar a tomada de decisões é muito importante, pois são as nossas decisões que criam a qualidade da nossa vida. Normalmente, deixamos que a vida se encarregue de decidir e um dia acordamos e temos um trabalho que não gostamos, um companheiro que não queremos ou uma vida que não escolhemos.

Quanto mais decisões tomarmos, mais vamos falhar. E falhar apenas significa que teremos mais informações para ajustarmos a nossa estratégia e continuar a crescer. E é depois de falhar, depois de aprender, que se tomam as melhores decisões. E são essas decisões que nos irão tornar ainda mais corajosos na nossa jornada.


Faz um plano

Parece estranho, mas um plano ajuda imenso. Quando tens um plano, retira-te uma parte da ansiedade, pois requer uma preparação prévia.

Eu tenho um plano: chama-se Bucket List – a minha lista extraordinária. Tudo o que me desafia, tudo o que quero aprender ou experimentar, tudo o que quero desenvolver ou conhecer, eu coloco na minha lista. E depois? Periodicamente, vou à minha lista e agendo algumas dessas coisas e preparo-me para as realizar.

Há coisas que demoro mais tempo, outras faço em grupo, e algumas crio desafios. Vou usando a minha criatividade e vou riscando itens da mina lista. E acreditem, esta é uma das minhas maiores aliadas no que toca ao desenvolvimento da minha Coragem.


Mais considerações

Seja qual for a forma de desenvolver a coragem que uses, faz ao teu ritmo, passito a passito. A Coragem leva tempo. É preciso acreditar que és capaz (e eu sei que és) e é preciso continuar a treinar, sem desistir.

Quando se começa a praticar a Coragem, não se volta a ser quem éramos, passamos a ser mais audazes e mais confiantes. Crescemos e sempre que usamos esta capacidade, sentimos que conseguimos aquilo que quisermos.

Já alguma vez experimentaste treinar a tua Coragem? De que forma desenvolves a tua Coragem?

Partilha aqui as tuas experiências