Os Meus Desafios Para 2018

Os meus desafios para 2018

Chegou um novo ano! É tempo de reflectir sobre o que aprendemos (já o fiz no post anterior) e definir novos objectivos. Partilho aqui alguns dos meus desafios para 2018.

Sei que são muitos, no entanto quero pô-los em prática gradualmente ao longo deste ano. Alguns já estão em andamento, outros quero abordá-los progressivamente. No fundo trata-se de um plano de crescimento que não se limita às resoluções de passagem de ano, mas prolonga-se ao longo de todo o ano. Desta forma, contribuo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional de uma forma mais consistente.

 

Desafios já postos em prática

Ler 2 livros por mês

No ano passado desafiei-me a ler um livro por semana. Depois de ter voltado da Tailândia, refiz este desafio e desde Outubro que tenho lido 2 livros por mês.

O objectivo é ler mensalmente um livro de desenvolvimento pessoal e outro mais lúdico. Já fiz a minha lista de livros a ler no próximo ano e estou ansiosa por os devorar. Neste momento estou a acabar o livro “Dar e Receber” de Adam Grant e vou iniciar “Os da minha Rua” de Ondjaki.

Ouvir um audiobook por mês

Apesar de preferir mil vezes um livro em papel, esta tem vindo a ser uma boa alternativa. Alguns dos livros que quero ler só os encontro no estrangeiro e desta forma acaba por sair mais barato do que comprá-los. Para além disso, constitui uma boa companhia para as minhas caminhadas.

Desde Outubro, já ouvi três audiobooks. Estou a terminar de ouvir o “Tribe” de Sebastian Junger e de seguida vou ouvir o “Start With Why” de Simon Sinek.

Fazer uma caminhada de 5 Km por semana

Estas caminhadas têm 3 objectivos: tirar-me de casa ao fim de semana para aproveitar os dias de sol do Algarve; utilizar o tempo para ouvir um audiobook; e servir-me desta prática como forma de exercício físico.

Tenho vindo a colocar em prática esta actividade desde Outubro, embora tenha feito um intervalo durante a época natalícia. A ideia é ao longo do ano ir aumentando a distância e a frequência das caminhadas.

Comer uma peça de fruta ao pequeno-almoço

Tenho vindo gradualmente a mudar a minha alimentação. No início de 2017, comecei a comer uma peça de fruta logo de manhã, pois fui influenciada pelo Anthony Robbins. No livro “O Poder Sem Limites” ele escreveu: “Deve sempre comer fruta de estômago vazio”. Depois de experimentar algumas vezes, achei que iria conseguir manter este hábito, no entanto ainda preciso de mais um pouco de disciplina.

 

Desafios a colocar em prática a partir de Janeiro

Fazer uma caminhada de pelo menos 10 Km por mês

Ainda não fiz caminhadas desta dimensão sozinha e este ano quero experimentar fazê-lo. A ideia é conhecer novos caminhos e aumentar mais um pouco a minha zona de conforto.

Para isso quero escolher os percursos a realizar e agendá-los para que possa prepará-los com antecedência. Estes passos são importantes para mim, pois já sei que se não os tiver planeados, vou adiá-los e acabar por não sair de casa.

Publicar 2 posts por mês

Apesar de ter vindo a fazer progressos na escrita, ainda não publico neste blog com a frequência que gostava. Quero publicar dois artigos no mínimo por mês. Tenho vários posts das minhas experiências na Tailândia em atraso, e quero escrevê-los o quanto antes.

Já refiz o meu calendário editorial até Abril e bloqueei tempo não só para a escrita como para a edição de texto e imagens. O importante é não desistir e continuar a partilhar.

Ver no mínimo 4 TED talks por mês

É algo que adoro fazer, mas que por algum motivo tem caído em esquecimento. Quero fazê-lo regularmente, pois considero que é uma óptima forma de me fazer pensar em coisas diferentes. Gosto de aprender e este é um método simples de o fazer.

Rever os meus objectivos/desafios mensalmente

Todas as semanas costumo verificar se os meus desafios estão a ser cumpridos ou se necessitam de algum ajuste na estratégia abordada. No entanto, muitas vezes falta-me a disciplina para reflectir sobre os resultados obtidos.

Uma vez que decidi criar objectivos que se irão realizar durante o ano, para além de calendarizar todas as actividades (pois um objectivo sem prazo é apenas um sonho), vou também registar mensalmente e por escrito as minhas aprendizagens.

 

Desafios a colocar em prática ao longo do ano

Fazer uma refeição vegetariana por dia

A ideia é reduzir a quantidade de carne ou peixe ingerida. Não quero com isto tornar-me vegetariana, mas considero que iria beneficiar mais se comesse mais legumes.

Antes de ir para a Tailândia já o fazia com regularidade, mas desde que voltei ainda não me dediquei ao consumo de legumes e verduras. Está nos meus planos começar a fazê-lo no início do ano e para isso apenas tenho que reavaliar as minhas estratégias.

Melhorar a respiração

Mais uma influência do livro “O Poder Sem Limites” de Anthony Robbins. A ideia é “Três vezes por dia, pelo menos, pare e respire profundamente dez vezes (…) uma unidade de inspiração, quatro unidades a suster, duas unidades de expiração”. Segundo ele, é “…a forma mais eficaz de respirar, por forma a limpar o seu sistema”. Quero experimentar e nada melhor de que o novo ano para o começar a fazer.

Praticar a meditação diariamente

Continua a ser um objectivo e um grande desafio. Como vos disse no artigo anterior, quero ler o livro do Daniel Goleman e do Richard Davidson (“Altered Traits”) que fala sobre as vantagens da meditação e de que forma podemos ter mais proveito desta prática. Está agendado para ler em Fevereiro em versão audiobook e espero refazer a minha prática depois de o ler.

E tu? Que desafios tens pela frente? Traçaste alguma estratégia para os alcançares? Quais foram as tuas resoluções para este ano? Se tiveres sugestões que me possam ajudar no alcance dos meus objectivos partilha também.

Partilha aqui as tuas experiências