MOOC: Uma Nova Forma de Aprender

Tudo o que precisas de saber sobre MOOC - uma nova forma de aprender.

Quando percebi que estava infeliz num trabalho que não me realizava, fui procurar respostas. Lembro-me que uma das coisas que me atormentava era a falta de motivação para trabalhar. Então fui à procura de como resolver essa situação. Já tinha ouvido falar nos cursos online pois alguém já me tinha enviado um link com uma lista de sites com MOOC e, por acaso ou não, muitos eram sobre o tema que procurava. Foi assim que descobri o mundo dos MOOC.

Nessa altura frequentei vários cursos sobre motivação e descobri uma série de outros cursos com temas que também me interessavam. A partir daí comecei a frequentar cursos online gratuitos nos meus tempos livres e nunca mais parei.

O que é um MOOC?

MOOC significa Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo). No geral, são cursos à distância leccionados por professores de universidades ou profissionais com experiência na área. Mas não penses que te dão uma série de documentos para ler e que depois tens que fazer um teste. Não! É muito mais fácil e divertido.

Como funciona?

Estes cursos são apresentados em diferentes formatos, mas todos eles recorrem ao vídeo como principal ferramenta. Portanto, assiste-se a vários vídeos (cada um correspondente a uma aula sobre o tema) e depois, se se quiser saber mais, pode-se recorrer ao material (livros, artigos, etc) que normalmente é referido como opcional .

Existem também cursos com testes para verificar a aprendizagem, mas não são obrigatórios. Aliás, nada nestes cursos é obrigatório.

Para mim, a grande vantagem destes cursos é que podem ser feitos ao nosso ritmo. Como estão divididos em pequenas lições, facilmente se interrompe o curso e se volta no dia seguinte para aprender mais um pouco. Pode-se rever ou parar as vezes que se quiser e pode-se também aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução do vídeo.

A maior parte destes cursos são gratuitos, sendo que em alguns é necessário pagar para se adquirir um certificado. No entanto, pode-se frequentar o curso sem acesso ao certificado.

Outro ponto que vale a pena referir, é que normalmente os cursos são apoiados por fóruns de discussão onde se pode conhecer outras pessoas com os mesmos interesses e tirar dúvidas. Confesso que ainda não explorei esta funcionalidade, mas parece-me que pode ser um factor dinamizador importante.

Se quiseres saber um pouco mais, desafio-te a veres este vídeo do TED talks sobre os MOOC e a forma como estes cursos reinventaram a educação através das tecnologias online.

Os meus 3 sites favoritos de MOOCs

Vale a pena dar uma olhadela em todos estes sites, pois os temas são bastante variados. Empreendedorismo, línguas, saúde e bem estar, desenvolvimento pessoal, artes, fotografia e ciência são alguns dos temas abordados nestes cursos. Explora e vê quais os que mais te interessam desenvolver.

UDEMY

Foi por aqui que comecei. Estes cursos são simples e muitos deles são gratuitos.

Se estás a começar e queres saber um pouco mais sobre determinado assunto, estes cursos são ideais, pois muitos deles são curtos (cerca de 30 minutos) e focam os principais aspectos do tema que apresentam.

COURSERA

Estou agora a experimentar os cursos da Coursera. Estes cursos são mais específicos e a meu ver mais completos que os da UDEMY. Apesar de serem mais exigentes, não deixam de apresentar os conteúdos de uma forma prática e simples de perceber.

Os cursos são bastante versáteis e oferecem não só os vídeos mas também alguns testes e leituras opcionais para que se possa ir mais além.

EDX

À semelhança dos cursos do Coursera, estes também são bastante completos e requerem algumas horas de aprendizagem.

Vídeos, entrevistas, artigos e fóruns de discussão são algumas das ferramentas que estes cursos oferecem para se poder compreender melhor os seus conteúdos.

E tu? Já alguma vez experimentaste fazer um curso online? Quais são os assuntos sobre os quais gostavas de saber mais? Partilha aqui a tua experiência ou as tuas dúvidas sobre estes cursos e se conheceres outros sites com cursos online gratuitos fica à vontade para os sugerires.

2 comentários em “MOOC: Uma Nova Forma de Aprender

  1. Recentemente também aderi a estes cursos, sendo que as principais vantagens (para mim) são o seu custo, o seu interesse e a otimização temporal.
    Conheço as plataformas que indicas. Contudo, tenho usado o lynda.com. É intuitivo e com informação em várias áreas.

Partilha aqui as tuas experiências