As Minhas Dicas Para Dormir Melhor

Os benefícios de uma noite bem dormida e as minhas dicas para dormir melhor.

Hoje em dia facilmente desvalorizamos uma função que é vital para o nosso bom funcionamento: dormir. Adoro dormir, sempre gostei. Mas às vezes não é fácil dormir as horas que queremos com a qualidade que desejamos.

A generalidade da população vive e aceita viver com um défice de sono que é prejudicial para o nosso bem estar. Muitas vezes esqueço-me do quão importante é dormir, mas no dia seguinte lembro-me logo… Quantas vezes me ouço dizer no dia seguinte “Não devia ter ficado acordada até tão tarde!”

Os benefícios de uma noite bem dormida

Todos nós concordamos que quando dormimos bem, acordamos mais bem dispostos. Mas será só isso? Claro que não. Aqui está uma pequena lista com alguns benefícios que uma boa noite de sono nos trazem:

  • bom humor. Dormir afecta a nossa boa disposição. Quem é que nunca acordou rabugento depois de uma noite mal dormida?
  • melhora a nossa memória. Enquanto dormimos, o cérebro organiza as memórias mantendo as mais importantes e apagando outras.
  • aumenta a nossa criatividade. Existem vários estudos que sugerem que dormir estimula a criatividade.
  • melhora a concentração. Depois de dormimos descansados conseguimos estar com mais atenção ao que nos rodeia.
  • reduz o stress. Fácil de perceber pois dormir faz-nos relaxar.
  • melhora a saúde. Dormir torna-nos mais saudáveis. Tem benefícios para o coração e previne imensas doenças como por exemplo a diabetes.
  • ajuda a manter a linha. Parece que o sono regula as hormonas que controlam o apetite. Quem dorme menos tem mais apetite. Pessoal, toca a dormir para perder peso!!!

Dicas para dormir melhor

Dizem os entendidos que um adulto precisa de 7 a 8 horas de sono por dia. Mas nem sempre isto acontece. Quantas horas é que dormes por dia? Eu tento dormir 8 horas, mas às vezes é impossível.

Como referi no meu artigo anterior, Dormir Já Foi Mais Fácil. Quando procurei saber o que fazer para dormir melhor, estas foram as dicas que considerei mais importantes:

Criar uma rotina antes de dormir

É fundamental criar uma rotina antes de dormir, para o corpo saber que está na hora do soninho.

Já partilhei a minha rotina modelo no artigo Dormir Já Foi Mais Fácil. Ainda assim posso acrescentar algumas recomendações que parecem óbvias, mas nunca é demais mencionar. Antes de dormir não se deve beber bebidas alcoólicas, não se deve beber bebidas com cafeína e também não se deve fazer exercício físico (excepto sexo, claro).

Ter atenção ao que se come antes de deitar

Outra sugestão para se dormir descansado, é preparar um jantar mais leve e nunca fazer uma refeição pesada mesmo antes de dormir. Uma coisa é beber um copo de leite morno antes de deitar, outra coisa é comer uma pizza por exemplo.

Manter um horário.

É importante não só começar a dormir à mesma hora, como acordar à mesma hora (aproximadamente, claro). Se conseguirmos manter um horário estável o nosso corpo vai agradecer.

Criar um ambiente saudável para dormir.

Escurecer o quarto e eliminar pequenas luzes que possam interferir (exemplo: luz de stand-by da TV ou do despertador) é um dos cuidados fundamentais a ter antes de dormir. Também muito importante é o silêncio. Outra recomendação é estarmos confortáveis: uma boa almofada, um bom colchão e uma temperatura que nos embale no sono. Já sabemos que ninguém consegue dormir bem se estiver com frio ou calor.

Arrumar as  tecnologias

Ver TV antes de dormir estimula o cérebro e desta forma ele não vai querer dormir (o melhor é mesmo nem ter televisão  no quarto). Na realidade, tudo o que tiver luz não é bom antes de dormir, por isso nada de ir ver o Facebook no computador ou telemóvel antes de dormir.

Evitar as preocupações

Devemos estar tranquilos para adormecer. Fazer contas às nossas finanças ou ver emails de trabalho antes de deitar não vai ajudar. Esta é a altura para deixar para amanhã, mesmo que se possa fazer hoje. É melhor relaxar e tratar dos assuntos que se tiver para tratar no dia seguinte. Provavelmente não se irá resolver nada durante a noite e é preferível dormir descansado.

Espero que estas dicas te ajudem assim como me têm ajudado a mim.

E tu? Achas que estas dicas vão ser úteis? Se tiveres alguma outra sugestão partilha aqui!

4 comentários em “As Minhas Dicas Para Dormir Melhor

    • Susana comentou:

      Obrigada Cherry. Não estava à espera do teu comentário. Fizeste-me um sorriso grande na cara. Muito obrigada 🙂 Beijinhos

  1. Olá Susana, obrigada por estas boas dicas! Eu acrescentaria mais algumas sugestões que considero importantes:
    – Actividade física / desporto – quanto mais quente estiver o organismo durante o dia, mais marcada será a queda da temperatura central do corpo à noite (devido à acção da melatonina).
    – O horário do jantar – para ter um sono descansado, é aconselhado não só comer um jantar leve mas também pelo menos 2 horas antes de deitar.
    – O ambiente do quarto – temperatura entre 18°- 20° (uma temperatura demasiado baixa torna mais difícil adormecer e demasiado elevada pode ser responsável por despertares nocturnos).
    – Retirar todos os aparelhos electrónicos do quarto, incluindo o telefone portátil. Para quem usa o despertador do telefone, é imperativo desliga-lo. As radiações e as ondas electromagnéticas destes aparelhos são grandes perturbadores do sono e não só.
    – Definitivamente o melhor é evitar a exposição a todo o tipo de écran luminoso mas às vezes não é fácil. descobri este programa que ajusta o tipo de luminosidade do écran (gratuito) https://justgetflux.com/

    Um beijinho,
    Silvia

Partilha aqui as tuas experiências