Tenho estado a pensar na importância das novas experiências ao longo da nossa vida. Penso que seja importante aprender coisas novas, escutar, sentir, cheirar, experimentar o desconhecido.
Mas como fazê-lo nos dias atribulados de hoje? Quando somos crianças temos um mundo de novas sensações pela frente. Queremos experimentar, criar, evoluir, saber mais. Depois crescemos e parece que essa ânsia pela descoberta deixa de existir ou deixa de ter prioridade.
Somos levados a acreditar que já sabemos o necessário para viver a nossa vida. Mas será? Será que devíamos adormecer as nossas mentes e não aprender mais nada? Não experimentar mais nada?
Experimentar todos os dias
Eu acredito que todos nós devíamos continuar a aprender, aprender todos os dias, desenvolver as nossas capacidades, sair da nossa zona de conforto e experimentar outras sensações.
Todos os dias nos deparamos com oportunidades de aprender coisas novas e de experimentá-las. Só precisamos de estar atentos. Não devemos passar por elas sem nada fazer. Temos que activar a mente para a apreensão dessas novas sensações, dessas novas experiências, dessas novas oportunidades.
Se te perguntar o que é que experimentaste ontem? Ou o que é que estás a aprender hoje em dia? Consegues dizer?
Precisamos experimentar e aprender coisas novas. De que nos serve ver, ouvir e sentir, se nunca vemos, ouvimos e sentimos coisas diferentes? Quando andava na escola a estudar história de arte, li um livro da minha mãe: “As Oscilações do Gosto” de Gillo Dorfles. Este filósofo italiano falava de algo que nunca mais me esqueci: só se gosta do que se conhece. E ao longo do tempo tenho verificado em várias situações essa verdade. Se não experimentarmos algo, como sabemos se gostamos ou não?
Aproveita a vida
Acredito que é através das experiências que iremos chegar ao fim das nossas vidas e dizer que vivemos, que aproveitámos o que a vida nos proporciona. Experimentar é, na minha opinião, o sal da vida. Sem experiências a vida não tem sabor.
Devemos experimentar, ver, ouvir, cheirar, provar, sentir e desta forma apreender tudo o que o mundo de melhor tem para nos oferecer. Porque só se vive uma vez, e porque essa vez é agora.
E tu? Costumas experimentar coisas novas? Qual é a tua próxima aventura? Partilha comigo as tuas próximas experiências. Espero que as aproveites ao máximo.