Até há bem pouco tempo podia dizer que nunca tive problemas com o sono. Sempre me deitei cedo e dormia sem interrupções. Uma maravilha! Nem no tempo da faculdade tive problemas em dormir.
Hoje em dia já não é bem assim. Quando me comecei a desmotivar no trabalho, comecei também a jogar jogos do tipo Candy Crush. Adoro este tipo de jogos! Sempre que tinha um tempo livre lá ia eu jogar.
Esta foi uma das coisas que arruinou o meu sono. Passava horas seguidas a jogar, especialmente antes de me ir deitar. Era terrível porque ia dormir a pensar no jogo, sonhava com o jogo e na verdade, acho que havia noites em que não dormia descansada.
Outro factor que me desorientou o dormir foi a mudança de horário. Comecei a frequentar aulas de salsa à noite e por consequência a deitar-me mais tarde. Depois vieram as saídas à noite, e mais actividades relacionadas com a dança. De repente, tinha apenas 2 noites em que podia deitar-me mais cedo. Nessa altura tive que rever novamente as minhas prioridades e consegui reduzir as saídas à noite, mantendo o que mais gostava de fazer.
Mesmo assim, não consegui recuperar a minha qualidade de sono. E não estou a falar de nenhuma loucura! Apenas dormia menos de 8 horas por dia que é o que a maioria das pessoas hoje em dia faz. Estou a contar isto porque foi talvez por esta altura que comecei a repensar os meus hábitos antes de dormir.
A minha rotina antes de dormir
Comecei por pesquisar coisas sobre o sono. Posso confessar que ainda não consegui estabelecer uma técnica perfeita e que muitas vezes não sigo os meus próprios conselhos. Mas estou a tentar e sei que vou conseguir. Como todos os hábitos, é um processo que demora e é preciso não desistir.
Esta será a minha rotina antes de dormir (isto quando a conseguir dominar):
- desligar uma hora antes de dormir toda a tecnologia com ecrãs brilhantes (TV, portátil, tablet, telemóvel e o que mais houver);
- meditação. Ainda não consegui adquirir este hábito à noite, mas já está em andamento de dia. Com tempo chego lá.
- escrever no meu diário. Ouvi falar muito do “Diário da Gratidão”, mas como tenho ainda alguma dificuldade em compreender o termo “gratidão” no teu todo, preferi fazer um “Diário das Coisas Boas”. Apenas escrevo o que me aconteceu de bom durante o dia. O objectivo é apenas focar-me nas coisas boas e deixar de pensar em qualquer outra preocupação que me perturbe o sono.
- ler. Também tenho tido algumas dificuldades com este hábito. Gosto de ler durante o dia, mas à noite não tenho posição na cama para tal coisa. Neste momento, leio nem que seja 5 minutos.
E depois toca a dormir!!!…
É verdade que ainda não consegui adquirir todos os hábitos que quero desta rotina nocturna, no entanto já sinto a diferença. Já não sonho com jogos e tenho noites mais tranquilas. Para além disso, dormir bem tem mais vantagens do que eu pensava, mas vou deixar isso para outro artigo.
O importante é ir fazendo as coisas com paciência e persistência. Não sei se vai resultar ou não, mas logo se vê.
E tu? O que fazes antes de dormir? Partilha aqui as tuas dicas e se quiseres saber mais sobre o sono, lê o meu próximo artigo sobre os benefícios de dormir e algumas dicas para se dormir melhor.