Desafio Anual – Balanço Do Primeiro Trimestre

Desafio anual - balanço do primeiro trimestre

Chegámos ao final do primeiro trimestre de 2018 e quero dar-vos a conhecer como tem corrido o meu desafio anual. Este balanço nasceu da necessidade de reflectir sobre os meus resultados e de encontrar estratégias para melhorar o meu desempenho. Para além disso, esta partilha vai ajudar-me a manter-me responsável e motivada para os alcançar.

Alguns objectivos estão no bom caminho, outros ainda não os comecei a pôr em prática e preciso de melhorar as minhas estratégias para conseguir atingir os que estão em atraso. Não vou explicar as razões (ou desculpas) para não ter cumprido alguns dos meus desafios. Vou apenas olhar para os resultados e encontrar as estratégias necessárias para os conseguir atingir até ao final do ano.

 

Ler 2 livros por mês

Resultado

Tem sido um grande desafio. Até agora li o “Dar e Receber” de Adam Grant, “O Amor nos Tempos de Cólera” de Gabriel García Márquez e “O velho que lia romances de amor” de Luís Sepúlveda. Portanto em 3 meses consegui ler 3 livros.

Tenho dois livros começados: “Os da minha Rua” de Ondjaki e “Foco” de Daniel Goleman.

Estratégias

O objectivo é terminar de ler os livros que me faltam para cumprir o objectivo do trimestre e começar a ler os de Abril para começar o mês de Maio com pouca leitura em atraso.

A estratégia passa por bloquear tempo na minha agenda para a leitura e fazer a sua monitorização. Este método ajuda-me a perceber se tenho muitas páginas em atraso e isso ajuda-me a gerir melhor o meu tempo.

No mês de Abril conto acabar de ler os dois livros que comecei e ler pelo menos mais dois, ficando apenas com um livro em atraso.

A melhor forma de me responsabilizar por estas acções, seria fazer um post sobre cada livro. No entanto, uma vez que não tenho disponibilidade para escrever sobre cada livro que leio e também não é o objectivo deste blog, encontrei outra forma mais simples de o fazer. Para isso, vou publicar na página do Facebook uma pequena nota sobre cada livro que acabar de ler. Assim, podem também acompanhar-me no meu desafio.

 

Ouvir um audiobook por mês

Resultado

Em 3 audiobooks que tinha planeado ouvir apenas ouvi o “Start With Why” de Simon Sinek, que devo dizer que adorei. Estou a meio do “Altered Traits” de Daniel Goleman e Richard Davidson.

Estratégias

Normalmente ouço os meus audiobooks nas caminhadas que faço. Quando as caminhadas são mais exigentes, a concentração perde-se e tenho que voltar a ouvir. Portanto já percebi que só posso contar com este tempo se for um passeio simples. Já experimentei ouvir durante a lida da casa, enquanto aspiro ou limpo o pó, e também resulta.

Um dos maiores desafios que sinto é estar muito tempo concentrada na audição, pois é fácil distrair-me passado algum tempo. Portanto, o que preciso fazer é planear blocos de tempo mais curtos e dividi-los por mais actividades. Por enquanto apenas tenho as caminhadas e as limpezas, alguma outra sugestão?

 

Fazer uma caminhada de 5 Km por semana

Resultado

A verdade é que não monitorizei todas as caminhadas que fiz e portanto não sei quantas foram. Sei que nos meses de Janeiro e Fevereiro fazia caminhadas quase todos os fins de semana e às vezes conseguia fazer dois dias seguidos (Sábado e Domingo). Em Março começaram as chuvas e perdi o hábito.

Estratégias

Uma coisa importante a fazer é monitorizar as caminhadas. Ainda não encontrei uma aplicação que me satisfizesse mas nada que um caderno não resolva temporariamente. Para a chuva é que não tenho solução. Vamos esperar que o facto de viver no Algarve ajude!

Outra forma que encontrei para me responsabilizar em relação a este desafio é a publicação na página do Facebook de algumas fotografias das minhas caminhadas. Assim, a partir de hoje vou partilhar um pouco dos meus passeios.

 

Comer uma peça de fruta ao pequeno-almoço

Resultado

Não tenho monitorizado e portanto posso dizer que é quando calha. Posso dizer que há semanas que consigo quase todos os dias e outras em que adio todos os dias.

Estratégias

Quero tornar esta acção mais propositada e para isso preciso de uma boa estratégia. Já percebi que o tipo de fruta influencia, pois uma peça rápida de comer tem mais probabilidades de resultar do que uma maçã que a mim me leva imenso tempo a ser comida.

A estratégia será primeiro comprar a fruta no início da semana e planeá-la para o resto da semana. Depois tenho que acordar um pouco mais cedo para não ter a sensação de que vou chegar atrasada ao trabalho por causa da fruta e arranjar desculpas para não a comer. Mais uma vez planear, bloquear tempo e monitorizar.

 

Fazer uma caminhada de pelo menos 10 Km por mês

Resultado

Fiz apenas uma caminhada em Fevereiro – o percurso dos Sete Vales Suspensos no concelho de Lagoa num total de 11 Km. Adorei o percurso e o desafio. Provavelmente vou repetir este passeio mais vezes. No mês de Março não foi possível fazer uma caminhada tão grande pois a ameaça de chuva foi constante.

Estratégias

O planeamento para este tipo de caminhada é fundamental. Preparar um pequeno lanche e decidir que percurso fazer tem sido essencial. A estratégia será fazer um calendário mensal das caminhadas e escolher os vários passeios que quero fazer. Desta forma elimino a desculpa “não sei onde ir”. Para além disso, vou agendar tudo para as primeiras semanas de cada mês, pois assim, caso chova, posso sempre adiar para a semana seguinte.

À semelhança das caminhadas de 5 Km, também irei publicar as fotos na página do Facebook.

 

Publicar 2 posts por mês

Resultado

Pois é, publiquei apenas dois posts este ano (se contar com este são três). Não está fácil manter o ritmo e a criatividade!

Estratégias

Penso que as publicações mais frequentes na página do Facebook me vão ajudar a criar mais posts no blog. Como não quero ser muito repetitiva, vou apenas fazer um post trimestral sobre o balanço deste desafio anual. No entanto, quero desenvolver alguns temas deste desafio individualmente, pois penso que poderão ser úteis não só para eu ter mais clareza em relação aos meus objectivos, mas também a outras pessoas que poderão sentir as mesmas dificuldades que eu.

Vou fazer um novo calendário editorial e vou bloquear tempo na minha agenda para escrever. E por favor, se virem que estou atrasada em relação aos posts digam-me, pois é uma forma de me manter motivada e responsável!

 

Rever os meus objectivos/desafios mensalmente

Resultado

Apesar de ir verificando como está a correr o meu desafio, não o faço de forma sistemática e propositada. O objectivo era, através da reflexão mensal, conseguir melhorar ou manter os meus resultados no mês seguinte.

Estratégias

O ideal seria no final do mês fazer um post com uma reflexão sobre todas as aprendizagens retiradas deste desafio, no entanto decidi que apenas o vou fazer trimestralmente para que possa ter oportunidade de desenvolver outros temas.

Para já vou continuar a monitorizar as minhas actividades e vou criar um calendário onde consiga ver o desenvolvimento de todas elas mensalmente.

 

Ver no mínimo 4 TED talks por mês

Resultado

Ainda não pus em prática, mas sei que é algo que me vai abrir mais os horizontes.

Estratégias

Vou começar a partilhar na página do Facebook o Ted talk que escolhi ver. O que acham? Para isso, terei que reservar um dia para o fazer e decidir que temas irei explorar todos os meses.

 

Fazer uma refeição vegetariana por dia

Resultado

Comecei por reduzir a quantidade de carne e quando me apercebi já fazia várias refeições vegetarianas por semana. Estou a comer muito mais legumes por dia e sinto-me muito bem.

Estratégias

Comecei a apontar num caderno as refeições que faço, pois só assim consegui olhar para a semana e perceber que estava a cumprir o meu objectivo.

 

Melhorar a respiração e Praticar a meditação diariamente

Estas duas actividades ainda não estão implementadas e, enquanto as outras estratégias não estejam a funcionar minimamente, vou adiar um pouco estas acções. No entanto, são para começar a pôr em prática antes do segundo semestre começar.

 

E tu? Também tens estratégias para os teus objectivos? Como fazes para os alcançar? Partilha as tuas ideias e aprendizagens para que possas também ajudar-me.

Partilha aqui as tuas experiências