O Que Aprendi No Curso “Aprendendo A Aprender”

Curso Aprendendo a Aprender

Uma das coisas que mais contribuiu (e continua a contribuir) para a minha mudança foi a aprendizagem. Estou constantemente à procura de coisas novas para aprender, de temas novos para explorar, e é com essa descoberta constante que vou mudando a minha maneira de pensar, estimulando a minha criatividade e adaptando-me ao que me rodeia.

Recentemente frequentei um curso online gratuito (legendado em português do Brasil) que aconselho a qualquer pessoa que queira aprender seja o que for. O curso chama-se “Learning how to learn” ou em português “Aprendendo a Aprender”. Está disponível no site da Coursera e tem o carimbo da Universidade da Califórnia, San Diego.

O curso está dividido em vários módulos divertidos, tem alguns testes (que não são obrigatórios, mas óptimos para consolidar o que aprendemos) e no final de cada módulo tem algumas entrevistas a pessoas de várias áreas profissionais que partilham connosco os seus métodos de aprendizagem.

Gostei bastante do conteúdo deste curso apesar de achar que merecia uma melhor edição especialmente a nível de som (às vezes não era de boa qualidade).

Decidi partilhar aqui um pequeno resumo do que aprendi, pois para além de ter sido útil para mim, poderá ser útil para alguém que esteja a estudar ou que tenha interesse em aprender coisas novas.

O que gostei de aprender

Para não me alongar muito, vou apenas focar algumas ideias que achei mais relevantes, pois o curso aprofunda melhor cada uma destas temáticas.

  • sublinhar e ler não é suficiente para aprender e muitas vezes é enganador porque pensamos que já aprendemos e mais tarde percebemos que não. É preferível anotar ou fazer pequenos resumos;

  • metáforas visuais e analogias são óptimas para nos lembrarmos com mais facilidade o que estamos a aprender;

  • a repetição pode ser importante para aprender, mas não se deve repetir apenas num dia. Deve-se ir repetindo poucas vezes ao longo de vários dias e ir espaçando os dias cada vez mais. Relembrar é melhor que repetir;

  • devemos testar o nosso conhecimento sempre que possível;

  • a técnica do pomodoro é uma excelente forma de evitar a procrastinação;

  • sempre que possível devemos aprender em grupo. O trabalho em equipa ajuda muito na aprendizagem;

  • quando estamos a estudar devemos começar pela matéria mais difícil e quando estamos bloqueados devemos interromper e passar à matéria mais simples para depois voltar à mais difícil;

  • dormir é fundamental para se poder aprender melhor o conhecimento e é especialmente importante para quem vai fazer um teste;

  • o exercício físico é óptimo para melhorar a nossa memória e a nossa capacidade de aprender;

  • ensinar é uma das melhores formas de aprender;

  • deve fazer-se intervalos na aprendizagem para deixar o nosso cérebro trabalhar no inconsciente (modo difuso);

  • cometer erros faz parte do processo. As crianças aprendem mais depressa porque não têm medo de falhar.

Espero que estas ideias vos sejam úteis e se quiserem saber mais, aconselho a fazerem o curso.

E tu? Quais as tuas dicas para aprender coisas novas? Caso tenhas alguma sugestão partilha aqui.

Partilha aqui as tuas experiências